segunda-feira, 23 de maio de 2011

 Hey gente o estilista escolhido dessa semana é o grande e fantástico Christian Dior.

Christian Dior (Granville, 21 de Janeiro de 1905 — Montecatini Val di Cecina, 24 de Outubro de 1957) foi um importante estilista francês. As suas criações até hoje ditam e influenciam a moda mundial. É o fundador da empresa de vestuário Christian Dior S.A..
Filho de um comerciante de fertilizantes da região do Canal da Mancha, desejou ser artista plástico, mas foi enviado para Paris a fim de estudar Relações Internacionais, uma vez que o seu pai queria que o filho seguisse a carreira diplomática. Ainda jovem começou a frequentar ateliês de pintura e de desenho, chegando mesmo a pintar alguns quadros. Mas foi a sua habilidade para desenhar roupas que lhe proporcionaram uma carreira internacional. O seu círculo de amigos expandiu-se e conheceu um importante empresário da indústria têxtil, que lhe garantiu patrocínio para a produção de algumas peças. O resultado foi bem sucedido: os seus traços e a visão que tinha do corpo feminino causaram fascínio e delírio e, em 1947 inaugurou a Mansão Dior de que o mundo pós-guerra necessitava. Além de causar fascínio pela sua elegância e luxo, o conceito do New Look vinha carregado de extravagância e exagero: vestidos tradicionalmente feitos com 5 metros de tecido, agora usavam até 40 metros. Isso também ajudou a repercussão do conceito permitindo encerrar a mentalidade do racionamento no pós-guerra.
Ao longo de sua carreira fez a própria tradução física dos sonhos e da fantasia humana através de seus vestidos.


 (Christian Dior)

Nessa unidade começamos um estudo sobre os anos 50, entre todas as pesquisas sobre estilistas uma vem revolucionar nossa matéria de "História daModa", o New look do Christian Dior, então postei aqui informações para osamantes da moda 
Um homem tímido e aparentemente comum, Christian Dior transformou a maneira de se vestir após a Segunda Guerra Mundial e criou o estilo dos anos 50. Quando todos previam simplicidade e o conforto, ele propôs o luxo e a feminilidade extrema, copiados por mulheres do mundo inteiro.
Em 1947, Christian Dior apresentou sua primeira coleção, batizada de "New Look" pela redatora da revista "Harper's Bazaar" americana, Carmel Snow.
Ao contrário da moda prática de Chanel, o "New Look" era, basicamente, composto por saias amplas quase até os tornozelos, cinturas bem marcadas e ombros naturais.



Era a volta da mulher feminina e elegante.

Luvas, sapatos de saltos altos e chapéu completavam o figurino impecável. Com essa imagem de glamour, estava definido o padrão dos anos 50.

Em 1997, numa edição comemorativa limitada, a Barbie, boneca mais vendida no mundo, foi vestida com o famoso "tailleur Bar" de Christian Dior.


 Aqui um pequeno vídeo dos anos 50 com alguns loock's e conceitos de Dior


Dior como muitos estilistas lançou sua linha de perfumes, e como são franceses hehe" óbvio que são os melhores ;D





Mas Dior não fez sucesso só nos anos 50... a marca Dior expandiu tanto que hoje é uma das principais e mais conceituadas da alta costura do mundo... vale a pena conferir alguns loock's consagrados dele...além dos lindos sapatos...













E também o vídeo de um dos seus últimos desfiles
(Dior 2011-verão)


"Nós saímos de uma época de guerra, de uniformes, de mulheres-soldados, de ombros quadrados e estruturas de boxeador. Eu desenho femmes-fleurs, de ombros doces, bustos suaves, cinturas marcadas e saias que explodem em volumes e camadas. Quero construir meus vestidos, moldá-los sobre as curvas do corpo. A própria mulher definirá o contorno e o estilo."
Christian Dior



Bom gente espero que tenham gostado de conhecer um pouco da vida e de algumas de milhares de criações desse artista magnífico que foi e ainda é Christian Dior, e para quem quer se aprofundar um pouco mais acesse: http://www.dior.com/file/prehome_new/index.html

E semana que vem Giorgio Armani na Nouveautè ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário